Santa Catarina lidera número de praias e marinas com selo Bandeira Azul 2025/2026
Júri internacional elege destinos que se destacam em ações de turismo sustentável; estado catarinense concentra mais da metade dos locais reconhecidos pelo prêmio no país
Santa Catarina é o estado com maior número de premiados com o selo Bandeira Azul 2025/2026 no Brasil. Foram reconhecidas cinco marinas e 26 praias catarinenses que se destacam no turismo sustentável.
Para receber o selo, os destinos precisam comprovar anualmente o cumprimento de 38 critérios. Entre eles, estão a qualidade da água, gestão ambiental, segurança, infraestrutura, preservação patrimonial e educação ambiental. Em nível nacional, 60 destinos foram premiados com o selo. Além de SC, receberam a gratificação: Rio de Janeiro (19 destinos); Bahia (5); São Paulo (4); e Alagoas (1).
A decisão é feita por um Júri Internacional, através da Foundation for Environmental Education, com instituições de referência em gestão ambiental. A cerimônia de entrega do selo para as marinas e praias brasileiras será realizada no dia 31 de outubro, em Santos (SP).
"Santa Catarina, com suas paisagens naturais únicas, é um exemplo de como o turismo pode coexistir em harmonia com a natureza. Ver as praias e marinas do estado sendo reconhecidas com o selo é a prova de que comunidades locais, setor privado e governos estão unidos em prol de um futuro mais sustentável”, destaca Leana Bernardi, coordenadora nacional do Bandeira Azul.
O estado catarinense já havia sido líder nacional no número de selos na temporada 2024/2025. Para a temporada 2025/2026, Santa Catarina possuía 26 praias e cinco marinas indicadas ao prêmio, e todas foram apreciadas.
As marinas catarinenses com o selo Bandeira Azul 2025/2026
• Tedesco Marina, Balneário Camboriú
• Iate Clube de Santa Catarina, Florianópolis
• Marina da Conceição, Florianópolis
• Marina Itajaí, Itajaí
• Marina Villa Real, São Francisco do Sul
